(SOMATÓRIA)

A hipótese de Gaia, nome escolhido com base na mitologia grega, pois Gaia era a deusa da Terra, mãe de todos os seres vivos, recebeu inúmeras críticas de alguns cientistas e apoio de outros. O quadro mostrado abaixo tem origem segundo a discussão da hipótese e, compara a composição atual da atmosfera com a provável composição caso não houvesse vida. Com base na hipótese de Gaia, assinale o que for correto.

01) Segundo a hipótese, a atmosfera terrestre não desenvolveu a capacidade de sustentar a vida apenas pela interação de forças físicas, surgidas ao acaso, para depois a vida evoluir, adaptando-se às condições ambientais que já existiam. Na verdade, a própria vida interferiu na composição da atmosfera, tornando-a mais adequada à própria sobrevivência dos organismos.
02) Um dos exemplos de Gaia refere-se à composição dos gases terrestres (tabela), em que o alto teor de O2 e o baixo teor de CO2 só são mantidos pela fotossíntese; portanto, sem a atuação dos organismos fotossintetizantes não haveria possibilidade de manutenção da maioria das formas de vida que existem hoje na Terra.
04) A hipótese de Gaia tem seu principal argumento em propor que a Terra pode ser compreendida apenas como meio físico, sendo incapaz de se autorregular.
08) A hipótese de Gaia propõe que os seres vivos são capazes de modificar o ambiente físico, tornando-o mais adequado à sobrevivência. Assim, a Terra seria um planeta cuja vida controla a manutenção da própria vida.