(SOMATÓRIA)
O liberalismo econômico é uma corrente de pensamento ou uma doutrina formulada entre os séculos XVII e XIX a partir de teóricos como Adam Smith, Jeremy Bentham, David Ricardo, entre outros. A respeito desse tema, assinale o que for correto.
01) Livre mercado, direito à propriedade privada e liberdade individual são princípios que estão presentes no arcabouço teórico no qual se fundamenta o liberalismo.
02) A defesa do livre mercado foi o principal argumento do liberalismo para conseguir a adesão das classes trabalhadoras. A premissa que garante ao trabalhador escolher onde trabalhar e discutir diretamente com seus patrões o valor dos salários foi decisiva para tanto.
04) A defesa do trabalho livre e assalariado tornou a ideologia liberal um dos grandes adversários do pensamento escravocrata, ainda em voga nos séculos XVIII e XIX.
08) Uma das teses centrais do liberalismo é a divisão parcimoniosa da riqueza produzida. Uma máxima liberal é a de que uma nação somente consegue desenvolvimento pleno na medida em que as distâncias sociais são menores. Nesse sentido, o Estado como agente regulador é aceito pelos liberais.
16) François Quesnay foi um dos teóricos precursores do pensamento liberal. Ele defendia a ideia de que o centro da economia era a atividade agrícola e afirmava que os agricultores deveriam dispor de um capital acumulado para poder iniciar uma produção.