SOMATÓRIA
“Na linguagem corrente, o termo folclore é aplicado, em geral, com sentido pejorativo: o que é risível, o que não deve ser levado a sério (folclore político, por exemplo). Esta depreciação tem certa base em uma tradição de estudos nos quais as manifestações culturais populares são tratadas como algo pitoresco, arcaico, anacrônico, inculto. Enfim, alguma coisa superada ou em vias de superação”. (AYALA, M.; AYALA, M. I. N. Cultura Popular no Brasil. São Paulo: Ática, 2008, p. 9 e 10). Tomando esse comentário como ponto de partida para uma reflexão sobre a questão do folclore, assinale o que for correto.
01) Devemos reservar o termo folclore para caracterizar manifestações culturais típicas das sociedades pré-industriais e o termo arte para as manifestações culturais modernas.
02) As manifestações folclóricas tendem a ser objeto de preconceito por parte daqueles que consideram as assim chamadas obras eruditas como manifestações culturais superiores ou verdadeiramente cultas.
04) Somente convém chamar de folclore as manifestações culturais que não obedecem a qualquer regra de mercado, pois elas não são atividades comerciais.
08) A Comissão Nacional de Folclore foi criada, ainda na década de 1940, para promover e incentivar os estudos e pesquisas desse tipo de manifestação cultural no Brasil.
16) Manifestações folclóricas, como a literatura de cordel e a embolada, têm entre suas características fundamentais a nostalgia e a impermeabilidade diante das influências da cultura industrial de massas.