(SOMATÓRIA)
O livro “Os Sertões”, clássico da literatura brasileira escrito por Euclides da Cunha, narra a história de Antonio Conselheiro e da Guerra de Canudos, ocorrida no nordeste brasileiro nos fins do século XIX. Chamado de “o livro vingador”, a obra de Euclides da Cunha contribuiu para preservar a memória desse sangrento conflito que marcou o início da República brasileira. A respeito desse tema, assinale o que for correto.
01) A República brasileira tentou minimizar as tensões entre sertanejos e latifundiários. Partidário do diálogo, o governo federal buscou negociar com os seguidores do Conselheiro e jamais apoiou ou estimulou o confronto.
02) A religiosidade foi um dos elementos centrais durante a Guerra. Conselheiro foi um líder político e espiritual de grande influência entre os sertanejos.
04) A concentração de camponeses e de trabalhadores sem-terra em torno da figura de Antonio Conselheiro não agradava os latifundiários da região onde ocorreu o confronto.
08) A Igreja Católica, instituição com grande influência no sertão nordestino, apoiou os camponeses e defendeu a reforma agrária como forma de resolver o confronto.