(SOMATÓRIA)
A maioria das espécies de bactéria apresenta nutrição heterotrófica, alimentando-se de moléculas orgânicas produzidas por outros seres vivos. Os processos que permitem às bactérias utilizar a energia do alimento são a respiração celular e a fermentação. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
01) A respiração aeróbica é um processo biológico de obtenção de energia em que a célula degrada moléculas orgânicas com a participação do gás oxigênio (O₂). As moléculas orgânicas são degradadas a gás carbônico (CO₂) e água.
02) As espécies de bactérias anaeróbicas que não toleram a presença de oxigênio e morrem são chamadas de anaeróbicas facultativas. Como exemplo, temos as bactérias que causam o tétano, as quais podem obter energia por meio da fermentação acética.
04) Na fermentação, as moléculas orgânicas ricas em energia são degradadas incompletamente, com liberação de menos energia do que na respiração. Por exemplo, a fermentação de glicídios por certas bactérias e leveduras origina álcool etílico e gás carbônico, processo denominado de fermentação alcoólica.
08) A fermentação láctica é realizada por bactérias do gênero Lactobacillus. Essas bactérias são utilizadas na produção de pães, onde as bolhas de gás carbônico (CO₂) não conseguem escapar da superfície da massa, fazendo-a inchar.
16) Bactérias como Pseudomonas e Bacillus podem utilizar nitratos como aceptores de hidrogênios em sua respiração anaeróbica. Pelo processo de desnitrificação, o nitrogênio do solo, na forma de nitrato, retorna à atmosfera na forma de N₂.