(SOMATÓRIA)

O metano é o principal constituinte do biogás, que pode ser produzido pela digestão de matéria orgânica encontrada em materiais biodegradáveis, incluindo esterco, esgoto e lixo urbano, sob condições anaeróbicas, através de micro-organismos. Considerando que o poder calorífico do metano é de 55 kJ/g, o emprego do biogás ocorre através de sua combustão, equacionada a seguir.
Dados: C = 12; H = 1.
CH₄(g) + 2O₂(g) → CO₂(g) + 2H₂O(l)
Sobre esse processo, e conhecendo as equações de formação, a seguir, assinale o que for correto.

01) Estando todos os participantes da reação no estado padrão, o calor molar de combustão (∆Hc) do metano é igual a –889,5 kJ.
02) Na reação de combustão do metano, O₂ é classificado como uma substância simples, portanto, com entalpia igual a zero, considerando o estado padrão, ou seja, a variedade alotrópica mais abundante nas condições ambientes.
04) As equações I, II e III trazem valores do calor de formação (∆H°f) que corresponde, nesse caso, ao calor liberado na reação de formação de 1 mol das substâncias: água (no estado líquido) e os gases dióxido de carbono e metano, a partir de substâncias
simples e no estado padrão.
08) A avaliação do poder energético do biogás indica que 2 mols de gás metano, ao queimar, produzem 110 kJ de energia.
16) A reação de combustão do metano é um processo químico que ocorre com variação de entalpia, sendo que a entalpia dos reagentes é menor do que a entalpia dos produtos, o que caracteriza uma reação exotérmica.