Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2011
Fase Única
SOMATORIA-midia-e27140009cd9
Discursiva
SOMATÓRIA

“[...] A mídia é igualzinha
À língua da vizinha (BIS)
A mídia, a média, a moda
A mídia muda
A mídia manda
Manda transar adoidado
E ter só o cuidado
De usar camisinha [...]”

(Disponível em http://letras.com.br/os.novos.baianos/549643. Acesso em: 02/09/2011, às 9h30)

Considerando o trecho da música Mídia (Os Novos Baianos) e as discussões sobre corpo, assinale o que for correto.

01) O corpo foi compreendido historicamente de forma fragmentada, ou seja, foi visto como composto de matéria e oposto à razão, cujo adestramento constituía um meio para a formação do espírito e da moral.

02) A valorização do ser humano pelo viés do corpo malhado, treinado exaustivamente em academias de ginástica – “templos” de padronização dos corpos – ou clínicas de estética e cirurgia plástica, independe das investidas midiáticas, uma vez que essa necessidade de valorizar o ser humano já se encontra presente na individualidade humana.

04) Os discursos de enaltecimento ao corpo e ênfase à sua liberdade se adequam a interesses do capital, trazendo implícito um modelo de estética e lógica de mercado.

08) Por mais que existam produtos que objetivem o lucro, há outros que realmente se preocupam com a melhoria das condições humanas e de sua qualidade de vida, difundidos de modo adequado pela mídia, a exemplo de livros que orientam dietas, procedimentos seguros para a realização de cirurgias plásticas e uso apropriado de esteroides e anabolizantes, visando à forma física ideal.

16) A mídia tem êxito ao estabelecer determinado modelo porque encontra um território fértil para desenvolver sua mensagem, marcado pela corpolatria (culto ao corpo), que se impõe por encontrar pessoas capazes de sacrifícios (mesmo colocando a vida em risco), no intuito de atingir o corpo ideal e a perfeição.