(SOMATÓRIA)
A mitose é um tipo de divisão celular em que uma célula se divide, originando duas células-filhas exatamente iguais à célula inicial quanto à qualidade e à quantidade de material genético existente. Sobre a mitose, assinale o que for correto.
01) A mitose é um fenômeno que permite que os organismos pluricelulares cresçam por aumento do número de células e substituam células mortas. Assim, as células da nossa pele, de um embrião em desenvolvimento e das pontas de raízes e caules estão em constante mitose.
02) Na mitose das células vegetais não percebe-se nenhuma diferença em relação ao processo que ocorre na célula animal.
04) Na segunda etapa da mitose, conhecida por metáfase, os cromossomos atingem seu grau máximo de espiralacão e colocam-se no plano equatorial da célula. As cromátides se separam, tendo cada uma delas seu centrômero, constituindo dois cromossomos – irmãos.
08) Na terceira etapa da mitose, chamada anáfase, as fibras do fuso encurtam e os cromossomos – irmãos migram cada um para um dos polos da célula. Quando cada conjunto cromossômico atinge um dos polos inicia-se a quarta e última etapa da mitose chamada telófase.
16) A primeira etapa da mitose é a prófase onde os centríolos, já duplicados, afastam-se gradativamente, atingindo os polos da célula. Em torno deles, aparecem fibras que constituem o áster. Entre os centríolos que se afastam, formam-se as fibras do fuso mitótico. Tanto as fibras do áster como as do fuso mitótico são, na realidade, microtúbulos do citoesqueleto. Ainda nessa etapa o nucléolo se desintegra, dispersando RNA pela célula, e o núcleo aumenta de volume, desorganizando a membrana nuclear. Também ocorre duplicação e espiralação crescente dos cromossomos até que eles se prendem às fibras do fuso centrômero.