(SOMATÓRIA)
O mundo medieval, predominantemente arraigado ao universo rural e à produção agrícola, conheceu um peculiar sistema de posse da terra e de relações sociais estabelecidas a partir de tal sistema. A respeito dessa questão, assinale o que for correto.
01) O clero católico não fazia parte deste sistema. Por determinação da Igreja, os padres, bispos e cardeais católicos não deveriam se envolver com questões materiais, preocupando-se apenas com as questões espirituais.
02) A posição social de um indivíduo no universo feudal não era adquirida ao nascer. Um camponês, por exemplo, poderia ascender socialmente e tornar-se um nobre caso obtivesse uma alta produção nas terras confiadas a ele por um senhor feudal.
04) Cada feudo possuía um único senhor. Nessa unidade era permitida a formação de uma única aldeia e as terras eram cultivadas coletivamente, com o resultado da produção sendo dividido de forma parcimoniosa entre os camponeses e o senhor feudal.
08) Na prática, funcionava um sistema de escalas em que o rei concedia a terra para senhores feudais, os quais a distribuíam para outros senhores (menos poderosos) e para camponeses despossuídos. Por sua vez, quem recebia a terra, ou o direito de nela trabalhar, jurava fidelidade a seu senhor.
16) Os camponeses (ou servos), apesar de não receberem a posse da terra, estavam presos a ela e submetidos ao poder do senhor feudal. Isso configura o princípio de uma sociedade estamental, típica do mundo medieval.