(SOMATÓRIA)
O nascimento da classe operária na Inglaterra do século XVIII é considerado um dos maiores fenômenos sociais da contemporaneidade. A respeito desse tema, assinale o que for correto.
01) Na medida em que os trabalhadores se organizam e adquirem consciência de sua condição de classe no sistema capitalista, a ideia de ruptura social torna-se cada vez mais forte entre eles.
02) Literatura corrente entre muitos trabalhadores do século XIX, o Manifesto Comunista, escrito por Marx e Engels, reafirmava a condição natural dos trabalhadores na ordem capitalista e propunha a manutenção do modelo social vigente.
04) O desenvolvimento de um modelo de produção baseado em grandes estruturas fabris levou a uma forte demanda por mão de obra e, paralelamente, contribuiu para a concentração de trabalhadores e para a formação da classe operária.
08) Em decorrência do grande número de greves, protestos e manifestações violentas pedindo a ampliação de direitos sociais e trabalhistas, a classe operária foi, paulatinamente, sendo substituída por artesãos nas grandes fábricas inglesas do século XIX.
16) O ludismo e o cartismo foram movimentos ligados à classe operária inglesa que se caracterizaram pela negação ao conflito e pela defesa do diálogo e da negociação com os industriais.