(SOMATÓRIA)
O nazismo e o fascismo são doutrinas políticas que se projetaram a partir da década de 1920 e que tiveram grande destaque a partir da Alemanha e da Itália. O nazifascismo esteve no centro das questões que conduziram a humanidade para a Segunda Guerra Mundial e, até os dias atuais, ainda possui seguidores espalhados ao redor do mundo. A respeito desse tema, assinale o que for correto.
01) O anticomunismo é um dos elementos centrais no discurso nazifascista. Para os defensores dessa doutrina, o comunismo é responsável pela dissolução da estrutura social e familiar.
02) É comum, tanto no nazismo como no fascismo, o culto exacerbado aos símbolos nacionais (como hinos, datas, bandeiras, heróis) e a valorização da nação como elemento de unificação social e política.
04) Não há, no nazismo e no fascismo, nenhuma discussão que envolva elementos raciais. A perspectiva de que algumas raças são superiores a outras, como contida em regimes comunistas, não integra o escopo doutrinário nazifascista.
08) Do ponto de vista econômico, fascistas e nazistas possuem postura comum, isto é, ambos são defensores de uma perspectiva liberal de economia, sem o controle do Estado e com plena atuação do mercado como elemento regulador da economia.
16) Entre as características comuns ao nazismo e ao fascismo está a defesa pela militarização da nação. Justificado pela premissa da defesa nacional, o militarismo é um elemento fundamental para o processo de expansão territorial e política.