Questão
Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
2018
Fase Única
SOMATORIA-obra-Auto333fc230709
Discursiva
(SOMATÓRIA)

A respeito da obra Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, assinale o que for correto.

01) Os dois protagonistas da peça são os amigos João Grilo e Chicó. João Grilo é muito esperto: inventa e encena mentiras convenientes a fim se livrar de situações embaraçosas, tirando proveito delas. Chicó, por sua vez, gosta de fantasiar, inventando inocentes histórias mirabolantes, como a do "cavalo bento" que ele diz que teve e que cavalgava longas horas e distâncias incríveis sem se cansar.

02) A peça se divide em duas partes. A segunda é quando os personagens estão mortos e sendo julgados pelo Encourado (o diabo) e por Manuel (Jesus Cristo), que aparece como um preto. Nossa Senhora é a Compadecida, que faz o papel de advogada de todos os personagens, acusados pelo Encourado. Relativizando os seus malfeitos, que argumenta serem próprios da fraqueza humana, ela invoca, e obtém, para todos eles, a misericórdia divina.

04) No julgamento que acontece no tribunal divino, depois da morte, João Grilo e Chicó, os protagonistas da peça, conseguem de Manuel (Jesus Cristo), por intermédio da Compadecida, ou seja, Nossa Senhora, uma sentença especial. Eles vão poder ressuscitar e retornar à vida terrena, tendo assim uma segunda chance para serem melhores e deixarem de ser tão mentirosos e enganadores.

08) Na primeira parte da peça, há situações que mostram e denunciam a discriminação social, a hipocrisia e o abusivo interesse financeiro do padre e do bispo, aproveitando-se de certos rituais da religião. Mas os dois são espertamente roubados por João Grilo que, por uma fatalidade, acaba matando os dois religiosos com disparos acidentais de uma velha pistola.

16) João Grilo e Chicó, dois amigos, são os protagonistas deste auto. A irresponsável diversão deles é pregar peça nas pessoas, com as mais fantasiosas mentiras, colocando-as em situações ridículas. Fazem assim com o malvado patrão deles, o padeiro, mas também com o padre e até mesmo com o bispo. Porém, por puro medo, só não pregam mentira no terrível cangaceiro Severino, que aparece de repente na cidade, roubando e matando.