(SOMATÓRIA)
Sobre a obra Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, assinale o que for correto.
01) Composta com temática cotidiana e linguagem coloquial, a peça é considerada uma importante obra do teatro nacional. A linguagem utilizada, além de ser coerente com a construção e a caracterização das personagens, contribui para a clareza comunicativa da obra às camadas populares.
02) Por mais que Tião e Maria sejam pobres moradores da favela, eles se dão ao luxo de algumas extravagâncias na festa de casamento realizada no barraco de Romana. Por mais que eles não usem black-tie, traje requintado, os esforços empreendidos para que ao menos o brinde fosse feito com champanhe valem a pena para eles, pois arrancam aplausos efusivos e elogios dos convidados. Ao menos naquele instante, Tião se sentiu alguém, conforme confidenciou à mãe.
04) A escolha da forma dramática para problematizar a questão da realidade social precária, vivenciada pelos operários explorados nas fábricas, mostra-se pertinente, tendo em vista que essa solução artística possibilita encenações públicas com potencial de maior acesso junto à população não letrada.
08) A obra pertence ao gênero dramático por expor as dificuldades da classe operária, submissa aos desmandos dos patrões e entregue à própria sorte. O drama central ocorre na tensão estabelecida entre Otávio e Tião, pai e filho, que divergem em relação à adesão à greve dos operários. O conflito, entretanto, não abala o vínculo familiar, única riqueza da classe operária.
16) Tião acaba sendo rechaçado por não aderir à greve dos operários, mesmo que tenha agido pensando exclusivamente na responsabilidade pelo filho que iria nascer. Otávio o expulsa de casa, e Maria o repele afirmando que era melhor que o filho não tivesse pai do que ser filho de um covarde fura-greve. Após esse episódio, Tião deixa a favela e nunca mais retorna.