SOMATÓRIA
“A palavra Sahel provém do árabe sahil, que significa ‘borda’. Sahel é a faixa limítrofe entre o Saara, ao norte, e a região das savanas, ao sul. Recoberta por estepes tropicais, apresenta clima semiárido e sujeito a longas secas [...] O modo de vida habitual constitui-se em adaptação às precárias condições do meio: o nomadismo pastoril e a agricultura camponesa.” (MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo, Atual, 2008, p. 70).
Do ponto de vista geográfico e histórico, o “Grande Sahel” compreende alguns países mais pobres da África, como Mauritânia, Mali, Niger, Chade, Sudão, Etiópia e Eritreia. Sobre a história e a geografia dessa região, assinale o que for correto.
01) A partir dos séculos VII e VIII d.C., os árabes iniciaram um vigoroso e continuado processo de conquista de vastas extensões do continente africano, inclusive da região do Sahel, onde difundiram sua língua e sua religião. Atualmente o árabe é língua oficial e o islamismo é religião predominante em diversos países da região.
02) Entre as décadas de 1970 e 1980, as secas romperam os laços que sustentavam a economia camponesa e pastoril. Uma série de longas secas provocou sucessivas perdas de safras, degradação das pastagens e redução dos rebanhos, resultando crises de fome que deixaram milhares de mortos.
04) Desde sua independência, em 1956, o Sudão foi palco de violentos conflitos internos que resultaram em verdadeiras tragédias humanitárias, como a de Darfur, no início do século XXI. A reiteração dos conflitos acabou separando recentemente o Sudão em dois Estados independentes.
08) A Etiópia foi um dos poucos Estados africanos a conservar sua independência no processo de ocupação colonial da África pelos europeus, nos séculos XIX e XX.
16) A desertificação foi provocada pela intensa e prolongada exploração dos recursos florestais da região pelo imperialismo europeu nos séculos XIX e XX e, mais recentemente, pelas madeireiras asiáticas.