(SOMATÓRIA)
A partir da chegada dos portugueses, em 1500, teve início o período de colonização do Brasil. Ao longo do século XVI, ocorreu o processo de formação de uma sociedade e de um modelo econômico bastante característicos e que acabou por lançar as bases do que viria ser a realidade socioeconômica brasileira após a independência, em 1822. A respeito do primeiro século colonial, assinale o que for correto.
01) A senzala era a principal construção dos engenhos do século XVI. Ela abrigava o proprietário da terra, sua família, seus agregados e empregados mais importantes. Era o centro administrativo e social do latifúndio.
02) Um dos principais traços da sociedade colonial do século XVI foi a segregação étnica. Ao contrário da miscigenação que ocorreu a partir do século XIX, nesse primeiro momento praticamente não houve mistura racial entre brancos, negros e índios.
04) A alta lucratividade propiciada pela comercialização de escravos africanos trazidos para o Brasil potencializou a atividade do tráfico negreiro já no século XVI.
08) A mobilidade social era praticamente nula. A posse do latifúndio tornava o seu proprietário detentor absoluto de poder, levando ao clientelismo e a hierarquização acentuada da sociedade.
16) Do ponto de vista religioso, apesar do predomínio católico, a sociedade colonial do século XVI foi marcada pela forte presença de grupos ligados às religiões protestantes como o calvinismo e o luteranismo.