SOMATÓRIA
“A partir de meados do século XX, a Antropologia concentrou seu interesse nas populações marginalizadas das sociedades nacionais. No Brasil não foi diferente: a Antropologia construiu um acervo de conhecimento sobre populações indígenas, negras, camponesas, entre outras.” (MACHADO, I. J. R.; AMORIM, H.; BARROS, C. R. Sociologia hoje. São Paulo: Ática, 2013, p. 76).
Com base no fragmento acima e em conhecimentos correlatos, assinale o que for correto.
01) Até a década de 1930, o conhecimento antropológico brasileiro foi produzido por intelectuais das mais diversas formações que se inspiraram em teorias vindas da Europa e dos Estados Unidos, as quais resultaram, muitas vezes, em concepções de inferiorização da população brasileira.
02) O critério racial foi um dos principais parâmetros utilizados na classificação e no estudo da população brasileira no início do século XX.
04) A mestiçagem e a miscigenação sempre foram questões vistas com otimismo pela sociedade brasileira, em especial, por suas elites.
08) A partir da década de 1950, a antropologia brasileira passou a dedicar seus estudos também às pequenas cidades e vilas que, conforme se considerava à época, tendiam a ser tragadas pelo processo intenso de modernização e de urbanização do País.
16) Os estudos sobre povos indígenas não foram objeto de interesse da antropologia brasileira, e até hoje, o pouco que se conhece sobre esses povos se deve ao trabalho de antropólogos estrangeiros.