(SOMATÓRIA)
O período que vai de 1870 a 1910 pode ser compreendido como de transição entre a Monarquia e a República no Brasil. Desde a década de 1870, movimentos como o republicanismo e o abolicionismo cresciam e indicavam que o imperador Pedro II tinha cada vez menos tempo diante do trono. Em 1888, a libertação dos escravos e, em 1889, a proclamação da República decretaram a passagem do regime monárquico para o republicano. No entanto, a República teve vários problemas para consolidar a nova ordem política, sendo que foi somente por volta da década de 1910 que se pode falar dessa consolidação. A respeito desse período de transição Monarquia-República, assinale o que for correto.
01) O café, principal produto da economia brasileira durante a Monarquia, perdeu importância a partir da proclamação da República. A partir da década final do século XIX, a industrialização passou a ocupar o papel de mola propulsora da economia nacional.
02) Uma das consequências da Guerra do Paraguai, da qual o Brasil saiu vitorioso, foi o fortalecimento do Exército brasileiro. Parte dos oficiais do Exército aderiram ao ideário republicano.
04) Maçonaria, Exército e Igreja Católica foram instituições que tiveram papel acentuado na vida política brasileira durante o processo de transição Monarquia-República.
08) A Guerra de Canudos, ocorrida no sertão nordestino, foi o primeiro grande conflito social de origem rural enfrentado pela República no Brasil.
16) Um dos primeiros atos do Marechal Deodoro, na presidência do Brasil, foi o fechamento do país para a entrada de imigrantes europeus e a adoção de uma política de incorporação dos negros recém-libertos ao mercado de trabalho nacional.