(SOMATÓRIA)
Sobre as personagens femininas da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, assinale o que for correto.
01) Maria Eugênia vem a ser a soturna figura maternal, a personagem mais velha que participou da vida do narrador Brás e que representa as suas primordiais descobertas da juventude, tal como o primeiro beijo. "(...) Saí dali a saborear o beijo. Não pude dormir. Ouvi esse tic tac soturno, vagaroso e seco."
02) "(...) Há plantas que nascem e crescem depressa; outras são tardias e pecas. O nosso amor era daquelas; brotou com tal ímpeto e tanta seiva, que, dentro em pouco, era a mais vasta, folhuda e exuberante criatura dos bosques". A descrição em questão refere-se ao amor entre Brás e Virgília, personagem feminina casada com um político ambicioso, Damião Lobo Neves.
04) Com Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis inaugura uma nova fase em sua ficção, marcada pela ausência de humor e pela descrição ultrarromântica e aguda das personagens femininas, como Capitu, que era "coxa", além de moça prendada e deleitosa. "(...) Não senhor, sou coxa de nascença."
08) Consta no capítulo XVII, "Do trapézio e outras cousas", de Memórias Póstumas de Brás Cubas, a célebre passagem machadiana: "(...) amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos." A frase em questão remete à personagem "Marcela", sujeito da frase.