(SOMATÓRIA)
A perspectiva sociológica do interacionismo simbólico, que tem em Erving Goffman um dos seus mais influentes autores, utiliza a análise dramatúrgica para o estudo das interações sociais. Sobre essa forma de entender as interações entre os atores sociais, assinale o que for correto.
01) Na representação dos papéis sociais o cenário é um elemento importante, portanto os locais onde as interações ocorrem influenciam o que os atores sociais falam ou fazem.
02) Roupas, acessórios, adereços e outros elementos que configuram a aparência externa dos atores, ou seja, o seu figurino, influenciam diretamente o curso das interações entre os atores sociais.
04) Nas interações, as palavras são as fontes menos confiáveis para a compreensão das intenções dos atores sociais, já que são as mais suscetíveis ao controle consciente dos indivíduos.
08) Os papéis sociais são padrões institucionalizados de conduta que envolvem palavras e gestos e que devem ser executados em contextos e em situações definidas.
16) A exigência cotidiana da atuação em múltiplos papéis sociais, em diferentes contextos e situações de interação, é incompatível com a existência de um único eu (self)verdadeiro.