(SOMATÓRIA)

A pirâmide abaixo representa o aumento da concentração de um inseticida (DDT) ao longo da cadeia alimentar. Os pontos escuros representam a concentração do inseticida em cada nível trófico, sendo que 1 ppm (partes por milhão) corresponde a uma parte do poluente em 1 milhão de partes de uma mistura. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

Adaptado de: Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia hoje. 15ª ed. Volume 3. Editora Ática. São Paulo. 2010.
01) Esta pirâmide poderia representar também a matéria orgânica presente no esgoto doméstico (tipo de poluente não biodegradável), a qual não pode ser decomposta e se acumula ao longo da cadeia alimentar.
02) O DDT é classificado como um poluente persistente, visto que é degradado de forma muito lenta. Juntamente com os poluentes não biodegradáveis, ele se acumula no ambiente e no corpo dos seres vivos, um processo chamado de bioacumulação.
04) Na figura representada, fica claro o evento de amplificação biológica (ou magnificação trófica) em que a concentração do produto tóxico aumenta nos organismos ao longo da cadeia, por conta da redução da biomassa na passagem de um nível trófico para outro.
08) O nível trófico referente ao fitoplâncton poderia ser substituído pelas bactérias (microrganismos decompositores), os quais liberam gás carbônico e água para o ambiente e por isso acumulam os menores níveis de energia.