(SOMATÓRIA)
O populismo na América do Sul encontra nas figuras de Juan Domingo Perón, na Argentina, e de Getúlio Vargas, no Brasil, duas de suas figuras exponenciais. A respeito do populismo e, em especial, de Vargas e Perón, assinale o que for correto.
01) A existência de líderes paternalistas, carismáticos e com grande capacidade de interferência sobre os movimentos sociais são marcas que caracterizam os regimes populistas.
02) O autoritarismo, o assistencialismo e o controle dos meios de comunicação como forma de reprodução em massa das ações de governo são características encontradas nos governos de Perón e de Vargas.
04) Apesar de adotar um discurso nacionalista e em defesa das classes trabalhadoras, Perón não promoveu um processo efetivo de distribuição de rendas e de diminuição das diferenças sociais na Argentina.
08) Uma das marcas do governo populista de Getúlio Vargas foi a abertura do país ao capital estrangeiro como forma de promover um processo de modernização econômica no Brasil.
16) Tanto no Brasil quanto na Argentina, a Igreja Católica manteve uma postura crítica e distanciada do campo político durante todo o tempo em que esses países foram governados por Perón e por Vargas.