Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2013
Fase Única
SOMATORIA-primeiros250709446ef
Discursiva
SOMATÓRIA

“Nos primeiros séculos da história brasileira, os meios de locomoção e as vias de penetração eram completamente precários e insuficientes. As únicas vias existentes eram os chamados caminhos por onde só podiam transitar tropas de muares, devido às precárias condições” (WACHOWICZ, Ruy Cristovam. História do Paraná. Curitiba: Vicentina, 1995, p. 97).

A partir do fragmento acima, assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre os caminhos e o tropeirismo.

01) Segundo o texto citado, os caminhos foram abertos pelos portugueses ao longo da colonização para superar os obstáculos naturais, como a Serra do Mar e a Mata Atlântica, e chegar até o interior do Brasil.

02) Várias cidades paranaenses, como Ponta Grossa, Castro e Lapa, têm suas origens ligadas ao tropeirismo, pois surgiram em locais utilizados pelos tropeiros para descanso e alimentação.

04) Um dos mais importantes caminhos do Sul do Brasil, no século XVIII, era utilizado pelos tropeiros principalmente para levar o gado criado no Sul do Brasil até as províncias de São Paulo e de Minas Gerais e ligava Viamão, no atual estado do Rio Grande do Sul, até Sorocaba, no interior do atual Estado de São Paulo.

08) A intensificação da utilização do caminho dos tropeiros (também chamado de estrada da mata ou de caminho de Viamão), no século XVIII, relaciona-se à maior necessidade de abastecimento da região das Minas Gerais, onde a descoberta de ouro atraiu um grande número de imigrantes.

16) No território do atual estado do Paraná, os primeiros caminhos originaram-se com os índios e posteriormente foram utilizados pelos bandeirantes e pelos tropeiros.