(SOMATÓRIA)
As principais características das plantas e as estratégias de sobrevivência desenvolvidas por estes seres ao longo da evolução nos mostra a incrível capacidade de adaptação da vida aos mais diversos ambientes. Assinale o que for correto sobre os grandes grupos de plantas atuais.
01) As angiospermas formam um pequeno grupo de plantas vasculares com sementes e flores, porém sem frutos. Estas plantas desenvolveram diferentes estratégias de polinização, porém algumas espécies ainda dependem da água para a promoção do encontro entre os gametófitos masculino e feminino.
02) As pteridófitas são plantas vasculares, sem sementes e com dois tipos de tecidos condutores bem diferenciados: o xilema (que transporta água e sais minerais das raízes às folhas) e o floema (que transporta uma solução de açúcares e outros compostos orgânicos das folhas para as demais partes da planta). Exemplo: as samambaias.
04) Como exemplos de gimnospermas, temos as coníferas e as cicas, entre outros. São plantas vasculares que apresentam uma importante característica evolutiva, que foi a independência da água para a fecundação. O grão de pólen (que contém o gametófito masculino) é, geralmente, transferido pelo vento para o óvulo (onde encontra o gametófito feminino) – evento de polinização.
08) Plantas avasculares, conhecidas como briófitas, são pequenas e vivem geralmente em ambientes úmidos e sombreados. São plantas que apresentam alternância de gerações em seu ciclo de vida, sendo o gametófito haploide a geração mais desenvolvida e persistente. O esporófito é diploide e se desenvolve sobre o gametófito.