(SOMATÓRIA)

Assinale a figura abaixo quanto à dentição das cobras e assinale o que for correto.

Fonte: Amabis, JM; Martho, GR. Biologia dos organismos: classificação, estrutura e função nos seres vivos. Volume 2. 2ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2004.
01) Em A é apresentada a dentição das cobras áglifas. Nesse caso, são serpentes cujos dentes são maciços, sem canal central ou sulco para a passagem de peçonha.
02) São exemplos para as dentições apresentadas nas figuras: Asucuris, jiboias; B falsa coral, cobra verde-de-jardim; C corais verdadeiras, najas; D - cascavéis, jararacas, surucucus.
04) Em D, a dentição mostrada na figura é de cobras solenóglifas. São serpentes dotadas de um par de presas anteriores ocas, com um canal injetor de peçonha. Essas presas estão inseridas em um maxilar móvel que se projeta quando a serpente abre a boca, sendo altamente eficientes na injeção de peçonha durante a mordida.
08) A dentição das cobras proteróglifas é mostrada em
C. São serpentes dotadas de presas anteriores fixas, com um sulco profundo ao longo do seu comprimento, formando um canal por onde escorre a peçonha. A boca dessas cobras é relativamente pequena, o que dificulta a mordida, embora sua peçonha seja letal.
16) Em B é apresentada a dentição opistóglifa. São serpentes com um ou mais pares de dentes posteriores desenvolvidos (presas), nos quais há um sulco por onde a peçonha escorre. A posição posterior das presas dificulta a injeção do veneno, de modo que a picada dessas cobras geralmente não resulta em acidente sério.