SOMATÓRIA
“O que dava aos partidos e movimentos operários sua força original era a justificada convicção dos trabalhadores de que pessoas como eles não podiam mudar sua sorte pela ação individual, mas só pela ação coletiva, de preferência através de organizações, fosse pela ajuda mútua, greve ou voto.” (HOBSBAWN, E. Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Cia. das Letras, 1995, p. 300).
Considerando o trecho citado e os estudos sobre movimentos de trabalhadores no século XX, assinale o que for correto.
01) No Ocidente, desde a Revolução Industrial, a greve é um instrumento político amplamente utilizado pelos trabalhadores para conquistar direitos e contestar as desigualdades econômicas e sociais presentes nas sociedades capitalistas.
02) Segundo a perspectiva marxista, o pertencimento de classe é aquilo que nos define enquanto seres históricos e sociais, pois é a partir disso que estabelecemos nossos valores e princípios de comportamento.
04) As greves são manifestações sociopolíticas complexas. Em termos jurídicos, podem ser tanto legais quanto ilegais; em termos político-sociais podem ser tanto legítimas quanto ilegítimas.
08) Sob influência do chamado neoliberalismo e da mundialização de mercados, verifica-se nas últimas décadas a ampliação da adoção de medidas que favorecem as negociações individualizadas entre empregadores e trabalhadores em detrimento das ações coletivas mobilizadas por sindicatos e centrais sindicais.
16) Os sindicatos são instituições que representam os interesses de determinadas categorias profissionais. Contudo, também precisam equacionar constantemente as demandas daqueles que representam e os interesses sociais mais amplos que podem se manifestar, por exemplo, diante da carência de serviços nos setores de saúde, educação, transporte, atendimento público e outros durante manifestações, paralisações e greves.