(SOMATÓRIA)
No que diz respeito à Semana de Arte Moderna e ao Modernismo no Brasil, assinale o que for correto.
01) A partir do evento da Semana de 22, artistas começaram a organizar ideias que visavam romper com as regras formais da arte acadêmica tradicional, que predominavam na arte brasileira no século XX.
02) Os modernistas, como Di Cavalcanti e Lasar Segall, aliaram a ruptura técnica à busca da identidade nacional e inspiraram-se nas raízes do povo brasileiro e suas manifestações culturais. Foram utilizadas formas simplificadas, sem preocupação com a representação realista, e cores puras e vivas, em referência à miscigenação de tons de pele e à fauna e flora brasileiras.
04) A obra Abaporu, pintada em 1928 por Tarsila do Amaral, inspirou o Manifesto Antropófago, lançado por Oswald Andrade que, através da metáfora da “antropofagia”, propunha a “deglutição”, absorção e transformação consciente e crítica das estéticas estrangeiras numa arte singular brasileira.
08) A Semana de Arte Moderna de 1922 teve exposições de pinturas e esculturas e apresentações literárias e musicais que surpreenderam o público e provocaram críticas positivas e inovadoras na imprensa. Nas artes visuais participaram: Anita Malfatti e Di Cavalcanti.