SOMATÓRIA
“O que são valores? Valorar é uma experiência fundamentalmente humana que se encontra no centro de toda escolha de vida. Fazer um plano de ação nada mais é do que dar prioridade a certos valores positivos (seja do ponto de vista moral, utilitário, religioso etc.) e evitar os valores negativos, que são prejudiciais, tais como a mentira, a preguiça, a injustiça etc. O objetivo de qualquer valoração é, sem dúvida, orientar a ação prática.” (ARANHA, M.; MARTINS, M. Temas de filosofia. 3.ª ed. rev. São Paulo: Moderna, 2005, p. 198.) Sobre os juízos de valor, assinale o que for correto.
01) Ao relacionar os valores à ação prática, a axiologia (filosofia dos valores) não pretende dizer o que são as coisas, mas como nos comportamos diante delas.
02) É determinante para a valoração a passagem do ser ao dever ser, isto é, a consideração dos princípios da ação humana a partir das ideias da razão.
04) Os juízos de valores morais transformam-se em juízos de gosto, ao analisar-se uma obra de arte, pois pertencem ao campo dos juízos de conhecimento.
08) O valor moral apenas se sustenta quando recebe uma fundamentação divina, sem a qual ele perde a noção de bem e mal, justo e injusto, certo e errado etc.
16) A dignidade humana é um valor, independente do fato de o homem poder ser considerado, em determinado momento, bandido, mercenário, traidor.