(SOMATÓRIA)
A questão ambiental ganhou relevância nas discussões multilaterais de caráter global, a partir dos anos 1960. A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Assembleia Geral criou, na década de 1980, a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente. Essa comissão elaborou um relatório intitulado Nosso Futuro Comum, publicado em 1987. Esse estudo entrou para a história por ter consolidado o conceito de desenvolvimento sustentável. (Adaptado de RIBEIRO, W; GAMBA. C.; ZIGLIO, L. Geo 1 Conect live.São Paulo: Saraiva, 2018, p.183). Sobre o assunto, assinale o que for correto.
01) O modelo hegemônico de produção, com base no vasto uso de materiais e de energia, provocou sérios impactos ambientais. Os impasses e os conflitos ligados à biodiversidade são cada vez mais intensos. Debate-se a propriedade dos recursos genéticos e dos direitos das comunidades locais diante da ação de madeireiras, de mineradoras, de indústrias químicas e farmacêuticas.
02) O modelo consumista e a demanda por recursos naturais dispersos pelo planeta geraram duas situações: alguns países usufruem os bons resultados do modelo hegemônico; outros arcam com a devastação de seus territórios, provocada pela extração de matérias-primas. Problemas ambientais como destruição da biodiversidade e da sociodiversidade, mudanças climáticas, desertificação e crises hídricas ocorrem em larga escala.
04) Com os protocolos assinados, como o de Kyoto, ocorreu a diminuição no consumo de energia em geral, bem como o abandono total da matriz petroquímica. Os países não industrializados tiveram o aumento da produção industrial com base em tecnologias renováveis autóctones.
08) Como resultado da Conferência Rio 92 ou Eco 92, e visando alterar o modelo consumista de desenvolvimento por outro mais sustentável, foram elaboradas duas convenções: uma sobre biodiversidade e outra sobre mudanças climáticas, além de uma declaração de princípios relativos às florestas e um plano de ação, a Agenda 21.
16) Entende-se por Desenvolvimento Sustentável: satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades; implica a adoção de políticas ambientais tendo como metas a redução do desmatamento, a diminuição da incidência de queimadas, a preservação das áreas de proteção ambiental.