(SOMATÓRIA)

Uma das razões para o sucesso de Mendel foi o material escolhido para suas pesquisas: a ervilha da espécie Pisum sativum. Esta possui inúmeras vantagens, como fácil cultivo, produção de muitos descendentes, forma da semente lisa ou rugosa e com cores amarela ou verde. Abaixo está representado um de seus experimentos, no qual foi realizado o cruzamento entre plantas puras de sementes amarelas com plantas puras de sementes verdes (geração P) e, posteriormente, realizou a autofecundação dos indivíduos híbridos de sementes amarelas (geração F1), originando a geração F2. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

Adaptado de: Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia hoje. 15ª ed. Volume 3. Editora Ática. São Paulo. 2010.
01) Os híbridos (geração F1) são heterozigotos, já a geração parental (P) é formada por representantes homozigotos dominantes (cor amarela) e homozigotos recessivos (cor verde).
02) Segundo Mendel, cada organismo possui um par de fatores responsáveis pelo aparecimento de uma característica, sendo que os gametas possuem apenas um fator de cada par. Esta conclusão ficou conhecida como a primeira lei de Mendel.
04) A autofecundação da geração F1 resultou a geração F2, a qual apresenta proporção de 50% de sementes amarelas e 50% de sementes verdes.
08) Pode-se concluir que a ervilha com a semente de cor amarela é recessiva em relação a cor verde, a qual tem característica dominante.