(SOMATÓRIA)
O reino protista é considerado polifilético, isto é, seus principais representantes, genericamente denominados de algas e protozoários, têm ancestralidades distintas. No que se refere à organização das principais características dos seres que compõem esse reino e suas relações evolutivas, assinale o que for correto.
01) No ciclo de vida de muitas algas multicelulares alternam-se gerações haploides e diploides, fenômeno denominado bipartição.
02) Algumas espécies de algas (clorofícea) vivem em associação com fungos, constituindo líquens. Nesse caso, a fotossíntese realizada pela alga garante a nutrição do líquen, já o fungo, garante umidade e nutrientes minerais.
04) Na classificação dos diferentes filos de protozoários não são levados em consideração a presença de estruturas locomotoras, cílios, flagelos; e a presença ou ausência de um esqueleto externo à célula (quitinoso ou de carbonato de cálcio).
08) Por apresentar um ancestral comum, as algas e os protozoários podem ser agrupados facilmente, com base nas características homólogas, no reino denominado protista.
16) Os protistas devem ter evoluído de procariotas entre 2,1 bilhões e 1,6 bilhões de anos atrás. Um importante fator nessa evolução foi a endossimbiose, processo pelo qual uma célula fagocitada por outra tenha escapado da digestão e passado a viver nela, originando certas organelas, a exemplo das mitocôndrias e cloroplastos.