(SOMATÓRIA)
As relações entre os seres vivos de uma comunidade são alvo de estudo em ecologia. Com relação a exemplos de relações ecológicas, assinale o que for correto.
01) Os corais constroem um esqueleto calcário compartilhado por centenas, milhares ou milhões de indivíduos muito semelhantes. Esse é um exemplo de colônia isomorfa, uma relação harmônica intraespecífica.
02) Nas saúvas há várias castas: as rainhas, popularmente conhecidas de içás, são fêmeas férteis; os reis, ou bitus, são machos férteis, os operários são indivíduos assexuados estéreis, que podem se apresentar sob diferentes formas, cada uma especializada no desempenho de uma tarefa no formigueiro. Esse é um exemplo de relação harmônica intraespecífica do tipo sociedade.
04) A rêmora possui uma estrutura dorsal aderente, comparável a uma ventosa, o apreensório, com o qual se prende ao corpo de tubarões. O tubarão fornece transporte gratuito para a rêmora e parece não se importar com a presença desta. As rêmoras se alimentam de restos de presas caçadas pelos tubarões, obtendo disso, vantagens. Esse é um exemplo de comensalismo, uma relação harmônica interespecífica.
08) Os cupins são incapazes de digerir a celulose da madeira que ingerem, o que é feito por microrganismos que vivem em seu tubo digestório. Esses dependem igualmente da associação, pois sobrevivem somente no corpo dos cupins. Esse é um exemplo de relação harmônica interespecífica do tipo mutualismo.
16) O cipó-chumbo tem raízes especializadas, denominadas haustórios, ou raízes sugadoras, capazes de penetrar na planta hospedeira até os vasos liberianos, onde extrai seiva elaborada, rica em substâncias orgânicas, e sem lhe fornecer nada em troca. Esse tipo de simbiose é o parasitismo.