SOMATÓRIA
“A restrição que Marx faz ao Estado de Direito burguês, enquanto abstração da condição básica da sociabilidade humana atrelada à imediatidade do viver-junto dos homens, é que este Estado acaba, por força da sua estrutura burocratizante e da redução do político aos aspectos jurídicos, representando os interesses de uma parcela da sociedade e, nessa medida, é impotente para garantir os fins maiores e universais da coletividade” (Filosofia – Ensino Médio. Curitiba: SEED-PR, 2006, p.224). Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.
01) É nas ideias do liberalismo clássico de John Locke que Karl Marx procura subsídios teóricos para a concepção de uma sociedade socialista, segundo a qual a liberdade de cada indivíduo seria garantida pela emancipação política de toda a coletividade.
02) Para Karl Marx, o fim da luta entre as classes sociais tornar-se-á possível quando o trabalho e o capital chegarem a um acordo jurídico sobre uma forma democrática de distribuição igualitária da renda entre todos os indivíduos de todas as classes sociais.
04) Para Karl Marx, a lei deve garantir uma justiça social fundamentada no princípio de que o trabalho deve ser remunerado conforme os méritos e a capacidade produtiva de cada indivíduo.
08) O materialismo histórico de Karl Marx preconiza que a estrutura jurídico-política instaurada com o modo de produção capitalista precisa ser mantido, de forma que a transição para uma economia socialista possa ser efetivada sem conturbações.
16) Para Karl Marx, o direito burguês não passa de uma ficção da lei e expressão de uma ideologia cuja compreensão e desvelamento só pode realizar-se a partir de uma análise da infraestrutura econômica do modo de produção capitalista.