(SOMATÓRIA)
Em seu livro A Era dos Extremos. O breve século XX (1914-1991) (Cia. das Letras, 1995), o historiador inglês Eric Hobsbawm afirma que a I Guerra Mundial inaugurou um período de guerra total, destacando que não se pode compreender o século XX sem compreender esse conflito que se estendeu entre 1914 e 1918. A respeito da I Guerra Mundial, assinale o que for correto.
01) Uma das características da I GM foi a manutenção das alianças políticas e militares que haviam sido firmadas desde o final do século XIX: de um lado a Tríplice Aliança e de outro a Tríplice Entente.
02) Diferente do que se verificou pouco tempo depois, na II Guerra Mundial (1939-1945), durante a I GM não foram utilizadas armas químicas, aviões e tanques de guerra. Esse conflito restringiu-se apenas aos combates em trincheiras e ao uso de armas como o fuzil e a baioneta.
04) O assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, expôs o clima de tensão e o nacionalismo exacerbado que reinava na Europa naquele período. Tais causas contribuíram para a deflagração do conflito armado a partir de 1914.
08) O pangermanismo (movimento político que defendia a união dos povos germânicos da Europa Central) pode ser compreendido como um dos elementos de tensão que contribuíram para a deflagração do conflito.
16) Diferente do que ocorreu na II Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, Itália e Alemanha estiveram em campos opostos durante todo o conflito. A grande divergência entre italianos e germânicos se deu quanto aos princípios nacionalistas radicais defendidos pelos últimos.