(SOMATÓRIA)
Na sua clássica obra “Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991)”, o historiador inglês Eric Hobsbawm, um dos grandes estudiosos da contemporaneidade, afirmou que a Guerra Fria foi um período histórico no qual o comunismo foi visto como a grande ameaça para a sobrevivência do capitalismo. A respeito desse período histórico, assinale o que for correto.
01) Episódio marcado por grande tensão política e diplomática, a “Crise dos Mísseis” marcou a aproximação dos Estados Unidos e de Cuba contra a influência soviética no continente americano.
02) Um dos primeiros capítulos da Guerra Fria foi um discurso de Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, no qual ele defendeu o combate à expansão do comunismo no Ocidente.
04) No pós Segunda Guerra, a União Soviética aumentou sua área de influência na Europa, muitas vezes invadindo países vizinhos e promovendo a implantação do comunismo como regime nesses países.
08) Um dos últimos episódios da Guerra Fria, a Guerra do Afeganistão teve como motivação a expulsão dos soviéticos do território afegão. A entrada dos Estados Unidos no conflito marcou o início da aproximação política entre árabes e norte- americanos.
16) Marcado por sua postura em favor da conciliação entre norte-americanos e soviéticos durante toda a Guerra Fria, o Macarthismo foi um movimento que contou com o apoio de parte significativa da opinião pública nos Estados Unidos.