SOMATÓRIA
“Em uma de suas principais obras, A república, ele [Platão] desenvolveu ideias sobre um Estado ideal. Em outras palavras, refletiu sobre a melhor maneira de chegar a um Estado perfeito, no qual imperasse a justiça para todos. O Estado perfeito e justo só poderia ser atingido por meio da educação dos cidadãos. Platão acreditava que os sucessivos fracassos dos regimes e governos em Atenas eram decorrentes principalmente do despreparo dos governantes e da falta de respeito pela ordem natural das classes sociais.” (MELANI, R. Diálogo: primeiros estudos em Filosofia. São Paulo: Moderna, 2013, p. 369).
Acerca da filosofia política de Platão, assinale o que for correto.
01) Segundo Platão, o governo da cidade justa deve ser exercido por aqueles que alcançam a excelência em suas respectivas profissões, como o mercador, o artesão, o filósofo.
02) A autoridade dos governantes da cidade ideal pensada por Platão é derivada de sua capacidade e de sua preparação para servir e aplicar leis justas.
04) No diálogo A república, de Platão, a personagem Sócrates procura refutar a tese do sofista Trasímaco de que a justiça é aquilo que convém ao mais forte, pois essa concepção leva a um governo injusto.
08) Platão propõe que a estrutura da cidade ideal é análoga à estrutura da alma humana.
16) Porque o governante da cidade ideal se dedica ao Bem, os seus desejos particulares devem se sobrepor àqueles dos demais cidadãos, pois expressam os interesses mais justos.