(SOMATÓRIA)
Os tecidos vegetais podem ser divididos em tecidos de formação (meristemas) e tecidos adultos (permanentes ou diferenciados). Sobre as características destes tecidos, assinale o que for correto.
01) Nas extremidades da raiz e do caule, há o meristema apical, que leva ao crescimento da planta em comprimento e origina o meristema primário. No caule, a partir das gemas apicais e das gemas laterais, surgem novos ramos, folhas e flores.
02) O meristema secundário é responsável pelo crescimento da planta em espessura e está localizado no interior do caule e da raiz de algumas plantas. Divide-se em felogênio (forma células de preenchimento, reserva e proteção) e câmbio (produz vasos condutores de seiva).
04) A epiderme reveste as folhas e as partes jovens do caule e raiz de algumas plantas. A epiderme é geralmente uniestratificada, formada por células justapostas e coberta externamente por cutícula (constituída por cutina), impedindo a evaporação de água.
08) A proteção das folhas de arbustos é proveniente de uma camada de células especializadas, chamada de súber. Podem apresentar pelos absorventes, que auxiliam na captação de água, e acúleos, com função de retenção da umidade.
16) As espécies de plantas de grande porte possuem o meristema primário (responsável pelo crescimento em espessura) bem desenvolvido. À medida que a camada de células mais externas se acumula, elas racham e se desprendem do caule.