(SOMATÓRIA)
O tipo predominante de excreta que o animal produz e elimina está relacionado com o ambiente em que ele vive. Considerando os sistemas de excreção e os mecanismos de osmorregulação utilizados por alguns animais, assinale o que for correto.
01) A amônia é um composto altamente tóxico e há a necessidade de um volume considerável de água para sua eliminação. Os amoniotélicos são representados pela maioria dos animais aquáticos, tais como: poríferos, cnidários e equinodermos, por exemplo.
02) Os uricotélicos excretam principalmente ácido úrico, que é insolúvel em água e tem toxicidade muito baixa, sendo produzido por animais adaptados à economia de água, como as aves, por exemplo.
04) Com relação à osmorregulação, os animais que vivem em água doce e em ambiente terrestre apresentam estruturas especiais para eliminar ou reter água, respectivamente. Nos vertebrados, as principais estruturas relacionadas com a excreção e a osmorregulação são os rins.
08) Os ureotélicos excretam principalmente ácido úrico, o qual necessita de um grande volume de água para sua excreção, por ser considerado um composto de grande toxicidade. Exemplos de animais ureotélicos: anfíbios, répteis e artrópodes.