SOMATÓRIA
“O valor geopolítico da região do Golfo Pérsico está ligado à circunstância de concentrar a maior parte das reservas de petróleo do mundo (...). O traçado das fronteiras políticas e as rivalidades regionais têm impacto direto na economia mundial”. (MAGNOLI, D. Geografia para ensino médio. São Paulo: Atual, 2008, p. 532). Sobre as disputas políticas e territoriais ocorridas no Golfo Pérsico nas últimas décadas, assinale o que for correto:
01) Em 1980, o governo nacionalista e sunita de Saddam Hussein, do Iraque, atacou o Irã. Contou com ajuda material e financeira dos Estados Unidos, que pretendiam limitar a influência iraniana na região do Golfo Pérsico.
02) Após o final da guerra com o Irã, o Iraque atacou e ocupou o Kuwait, alegando que aquele emirado era uma criação artificial britânica. Esse movimento provocou a ruptura da cooperação entre Saddam Hussein e os Estados Unidos.
04) Durante a guerra entre Iraque e Irã, a Arábia Saudita aceitou o estabelecimento de bases militares americanas em seu território. Esse evento impulsionou a formação da organização terrorista Al-Qaeda, que acusava o governo saudita de violar o território sagrado islâmico com a presença dos infiéis do Ocidente.
08) Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos estabeleceram acordo de cooperação militar com o Iraque, beneficiando-se da renovação da liderança daquele país após a morte de Saddam Husseim, com o objetivo de instalar bases avançadas para promoverem caça ao comando da Al-Qaeda.
16) O Iraque é um país árabe cujas fronteiras foram traçadas pela Grã-Bretanha, no final da Primeira Guerra Mundial, em razão dos interesses petrolíferos desta grande potência europeia.