SOMATÓRIA
“O desenvolvimento da pintura e da escultura bizantinas depois da época de Justiniano foi perturbado pela Questão Iconoclástica. Tudo começou com o édito imperial de 726 que proibia as imagens religiosas; durante mais de cem anos a população ficou dividida em dois grupos furiosamente hostis.” (JANSON, H. W. História Geral da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001, Vol. 1, p. 316). Os dois grupos eram os iconoclastas e os iconófilos. A esse respeito, assinale o que estiver correto.
01) Os iconoclastas, liderados pelo próprio imperador, interpretavam literalmente a interdição bíblica das imagens esculpidas e pretendiam destruir essas obras por temerem que elas levassem à idolatria.
02) A Igreja Católica, que proibira as obras de arte figurativa em toda a Europa Ocidental, defendeu vigorosamente os iconoclastas bizantinos.
04) Os iconoclastas desejavam reduzir as obras de arte a representações de figuras abstratas ou de vegetais e animais.
08) Os iconófilos encontraram apoio entre os monges das províncias ocidentais e suas ações expressavam uma disputa pelo poder entre Igreja e Estado.
16) A Questão Iconoclasta foi a expressão artística da antiga disputa entre torcidas azuis e verdes nos hipódromos de Bizâncio.