SOMATÓRIA
“[...] o totalitarismo difere essencialmente de outras formas de opressão política que conhecemos, como o despotismo, a tirania e a ditadura. Sempre que galgou o poder, o totalitarismo criou instituições políticas inteiramente novas e destruiu todas as tradições sociais, legais e políticas do país. Independentemente da tradição especificamente nacional ou da fonte espiritual particular de sua ideologia, o governo totalitário sempre transformou as classes em massas, substituiu o sistema partidário não por ditaduras unipartidárias, mas por um movimento de massa, transferiu o centro do poder do exército para a polícia e estabeleceu uma política exterior que visava abertamente o domínio mundial.” (ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989, p. 512).
A partir do texto citado, assinale o que for correto.
01) Para os regimes totalitários, o controle dos indivíduos é fundamental, donde a importância da vigilância policial ostensiva sobre o povo.
02) Uma característica do regime político totalitário é a supressão dos partidos políticos como instituições de mediação política entre o governo e o povo.
04) As ditaduras e outros tipos de governos autoritários não se configuram, necessariamente, como exemplos de regimes totalitários.
08) Ao instalarem seus regimes totalitários, o fascismo italiano e o nazismo alemão suprimiram, de imediato, todos os partidos políticos, constituindo regimes unipartidários.
16) Os regimes totalitários trataram as suas populações como um todo homogêneo, como uma massa social que deve se tornar uniforme.