(SOMATÓRIA)
A industrialização no Brasil ocorreu tardiamente quando comparada ao mesmo processo na Europa. Por aqui, as primeiras indústrias vão aparecer a partir da metade do século XIX. Consequentemente, a formação de uma classe operária brasileira também foi um fenômeno tardio. A respeito desse tema, assinale o que for correto.
01) Até as décadas iniciais do século XX, a maior parte do operariado brasileiro era formado por imigrantes europeus, em especial italianos, ficando a maioria dos negros saídos da escravidão à margem desse processo.
02) Sobretudo em São Paulo, foi muito comum a construção de vilas operárias em áreas próximas as fábricas. Essa prática minimizava custos com relação ao transporte, mas, ao mesmo tempo, facilitava o controle dos patrões sobre os trabalhadores.
04) Durante os primeiros anos do século XX, foi muito comum os operários brasileiros formarem associações de trabalhadores, clubes, teatros, jornais, bandas e outras instituições e manifestações que os unificavam e os identificavam enquanto classe.
08) Diferente do que ocorreu no processo de formação da classe operária na Europa, no caso brasileiro, o nascimento do operariado veio acompanhado de uma ampla legislação social que protegia, especialmente, mulheres e crianças das longas jornadas de trabalho.
16) A primeira greve geral dos trabalhadores no Brasil ocorreu ainda no século XIX e teve nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo o seu núcleo de irradiação. Influenciados pelo anarquismo, os grevistas pediam o fim da República e a instauração de uma nova ordem dominada pela classe operária.