SOMATÓRIA
A Globalização de fins do século XX e de início do século XXI anuncia a ideia de um mundo sem fronteiras e de cidadania mundial. Tais perspectivas remetem à diminuição do racismo, da xenofobia e da intolerância religiosa. Todavia, na segunda década do século XXI, é possível notar que alguns resultados esperados não foram alcançados. Por exemplo, as fronteiras se mantêm, existindo até mesmo a proposta de construção de muros entre países. Além disso, o racismo, a xenofobia e a intolerância religiosa aumentam, sobretudo em áreas com a presença de imigrantes e de refugiados de guerra. Essas situações podem ser estudadas a partir do conceito de etnocentrismo, sobre o qual é correto afirmar que
01) faz parte do comportamento etnocêntrico a compreensão de que a cultura a que a pessoa pertence é superior às demais.
02) xenofobia é a aversão e a intolerância a pessoas estrangeiras ou consideradas estrangeiras.
04) a perseguição e os ataques a imigrantes, por serem imigrantes, são ações desvinculadas da visão de mundo etnocêntrica.
08) o relativismo cultural pode ser interpretado como uma crítica ao etnocentrismo. Ele sustenta que cada cultura tem o seu valor e a sua legitimidade.
16) as posições etnocêntricas interferem pouco na vida cotidiana, pois elas estão desvinculadas da intolerância religiosa, por exemplo.