Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2014
Fase Única
SOMATORIAA-India-e272fca7bbd9
Discursiva
SOMATÓRIA

A Índia é considerado um país emergente, com influência regional, e apresenta projeção no mercado mundial. A partir da década de 1990, o governo indiano elaborou projeto para impulsionar e incentivar a exportação de produtos de TI (Tecnologia da Informação). Foram criados parques tecnológicos de software e, atualmente, a produção de software e hardware e de serviços de informática tem sido de grande relevância para o país. Sobre a Índia é correto afirmar que:

01) O crescimento da indústria de TI acabou por incentivar a terceirização dos serviços, processo denominado Offshore out sourcing. Muitas empresas, principalmente norte-americanas, mantêm na Índia os centros de atendimento ao cliente (call centers) de software.

02) Como país emergente de expressivo crescimento econômico e potência nuclear, a Índia ganhou importância no contexto internacional. No entanto, a desigualdade social é muito grande, e cerca de 81% da população vive em condições de extrema pobreza.

04) O país dispõe de um parque fabril diversificado, cujas maiores concentrações localizam-se na região nordeste do país, com destaque para as indústrias siderúrgicas e petroquímicas; na região sul, Bangarole concentra as indústrias de alta tecnologia.

08) A principal região agrícola do país situa-se no sul, no Planalto do Decã, destacando-se a produção de algodão e de cana-de-açúcar. Esse espaço concentra 70% dos pequenos proprietários, que vivem em melhores condições que os agricultores do restante do país.

16) A Índia participa do BRICS, grupo que reúne outros países (Brasil, Rússia, China e África do Sul), e é o país que mais tem contribuído para o crescimento da população mundial, mas o que possui a pior renda per capita, apesar do fortalecimento da classe média (cerca de 15% da população).