SOMATÓRIA
A Revolução Inglesa do século XVII constitui uma das primeiras manifestações de crise do Antigo Regime, identificado com a forma absolutista de governo. Ela pode ser considerada a primeira revolução burguesa da história da Europa e antecipou em mais de cem anos a Revolução Francesa de 1789. Mas foi na Revolução Francesa que foi aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que estabeleceu o direito à liberdade, à igualdade perante a lei e o direito de propriedade, entre outros. (ARRUDA, José Jobson; PILETTI, Nelson. Toda a história: História geral e do Brasil. 12ª ed. São Paulo: Ática, 2003). A respeito das revoluções burguesas, assinale o que for correto:
01) Na Revolução Inglesa do século XVII, diferentemente do que viria a acontecer na Revolução Francesa de 1789, não houve decapitação do rei nem o país conheceu a violência da guerra civil. No final, a monarquia continuou com os seus poderes absolutos.
02) Para combater os rivais holandeses e fortalecer o comércio da Inglaterra no exterior, no século XVII, o parlamento aprovou o Ato de Navegação. Esse ato estabelecia que qualquer mercadoria procedente da Ásia, África e América somente poderia entrar em portos da Inglaterra em navios ingleses ou em navios de seus países de origem.
04) No período em que os jacobinos governaram a França, no início da década de 1790, foram tomadas várias medidas liberalizantes. Dentre elas podem ser citadas: liberalização dos preços dos gêneros alimentícios; livre negociação de salários; criação de escolas privadas e fim da reforma agrária, que estava em andamento, para não prejudicar a produtividade de escala da grande propriedade.
08) No final do século XVIII, na conjuntura que precede a revolução, a França era um país agrário, e a sua organização social ainda era esta mental. O clero formava o Primeiro Estado. A nobreza constituía o Segundo Estado. O Terceiro Estado, que compreendia aproximadamente 98% da população, era composto pela alta, média e pequena burguesias e por um conjunto heterogêneo de grupos sociais formados por artesãos, aprendizes e proletários.
16) O Rei da França, Luiz XVI, convocou a Assembléia dos Estados Gerais no final do século XVIII para que o Segundo Estado, composto pela nobreza, pagasse mais impostos. Por determinação do rei, os projetos seriam votados individualmente na Assembléia, ou seja, cada representante dos três Estados teria um voto. Assim nasceu a Assembléia Nacional Constituinte.