SOMATÓRIA
A atmosfera da Terra é uma fina camada de gases que possui cerca de 480 km de espessura circundando o nosso planeta. Não existe lugar definido onde podemos dizer que a atmosfera da Terra termina. Por ser uma distribuição gasosa, à medida que nos afastamos da superfície do planeta, a atmosfera vai se tornando cada vez mais rarefeita até que não seja mais possível diferenciá-la do espaço interplanetário. No entanto, pode-se considerar que sua maior parte esteja situada numa região até 16 km de altura medida a partir do nível do mar. De acordo com o experimento de Torricelli, se a coluna de ar se equilibra com uma coluna de mercúrio, o peso delas por unidade de área, ou seja, a pressão exercida pelas colunas em suas bases deve ser a mesma. Considere a densidade do mercúrio igual a 13,6 × 10³ kg/m³, a densidade da água igual a 1,00 × 10³kg/m³ e g = 10 m/s². Sabendo-se que o experimento de Torricelli é utilizado para medir pressão atmosférica, pode-se afirmar que
01) a altura da coluna de mercúrio que o ar conseguiria equilibrar seria de 1,60 m, caso ele fosse considerado uma distribuição gasosa homogênea com densidade constante de 1,36 kg/m³ e a altura da coluna de ar fosse de 16,0 km.
02) dizer que a pressão atmosférica ao nível do mar é de 760 mmHg significa dizer que uma coluna de ar consegue se equilibrar com 0,760 m de coluna de mercúrio.
04) se a pressão atmosférica ao nível do mar é de 760 mmHg, então o experimento de Torricelli realizado neste local mostrará que uma coluna de ar consegue se equilibrar com 10,3 m de coluna de água.
08) se uma coluna de ar se equilibra com 0,600 m de coluna de mercúrio, pode-se dizer que a pressão atmosférica é de 600 mmHg no local em que foi realizado o experimento.
16) a altura da coluna de um determinado líquido com a qual a coluna de ar consegue se equilibrar é diretamente proporcional à densidade do líquido.