SOMATÓRIA
A divisão social do trabalho é um fator importante para a concepção e análise da ordem social, tanto do ponto de vista sociológico, com o estudo das relações sociais do trabalho, quanto do ponto de vista filosófico, a partir do conceito de justiça e a finalidade da práxis política. Sobre a divisão social do trabalho, assinale o que for correto.
01) Para Émile Durkheim, o crescimento do volume populacional e a intensificação da densidade demográfica provocam mudanças no caráter da solidariedade social, que passa de uma solidariedade mecânica, fundamentada na consciência coletiva, para uma solidariedade orgânica, fundamentada na divisão social do trabalho.
02) Na Antiguidade Clássica, o trabalho manual era desvalorizado, porque era representativo das classes inferiores, enquanto que a elite social, desobrigada de garantir a própria sobrevivência, dedicava-se ao “ócio digno” e desenvolvimento do intelecto.
04) Para Karl Marx, a sociedade comunista deverá instaurar uma nova divisão social do trabalho, capaz de incrementar a produção, tornando mais eficiente o trabalho social.
08) O fordismo e o taylorismo extraíram da sociologia de Émile Durkheim os princípios teóricos e metodológicos que fundamentaram a organização de um processo de trabalho, cuja divisão chega ao máximo de fragmentação.
16) Para Aristóteles, a divisão social do trabalho é organizada pela escolha de um regime político que fundamenta o ideal de justiça na honra do rei (monarquia), na virtude dos melhores (aristocracia) ou na igualdade entre os livres (democracia).