SOMATÓRIA
01) Para Aristóteles, a ética e a política são inseparáveis. Ele definia a primeira como a ciência que trata do caráter dos indivíduos e a segunda como a ciência que trata da existência dos homens vivendo na polis.
02) Na obra “República”, de Platão, a polis era vista como uma comunidade igualitária, sem divisão social do trabalho nem hierarquias sociais.
04) Em Aristóteles, a perfeição da personalidade individual, que se mostra por meio da virtude, é a finalidade almejada pela vida comunitária e pelas leis, e estas são os meios para atingir tal objetivo.
08) A polis imaginada por Aristóteles deveria ser governada pelos reis filósofos. Tendo conhecido a verdade por meio da contemplação do mundo das ideias, os filósofos deveriam ocupar a posição de quem decide o que tem de ser feito na polis, criando as leis e controlando as atividades dos membros da sociedade.
16) Na classificação de Aristóteles, a ética e a política pertenciam ao universo das ciências teoréticas, cuja finalidade seria alcançada à medida que o próprio saber fosse produzido.