SOMATÓRIA
A filosofia política encontrou nas utopias renascentistas uma forma peculiar de expressão em que a imaginação e a razão conjugam-se para apresentar ideias sobre a melhor forma de organização social e política. Sobre o papel das utopias, assinale o que for correto.
01) Karl Marx e Friederich Engels criticaram as utopias por considerá-las ideologias, isto é, sistemas de ideias dissociadas da realidade, bem como opuseram, ao socialismo utópico, o socialismo científico.
02) Thomas More, filósofo humanista renascentista, escreve A Utopia para criticar a República de Platão e para afirmar sua adesão à teoria política aristotélica.
04) A Nova Atlântida, utopia escrita por Francis Bacon, reflete o novo espírito da Idade Moderna, que prestigia a técnica, a experiência e a observação dos fatos, rejeitando a filosofia contemplativa da antiguidade clássica.
08) A Utopia, de Thomas More, é uma obra de ficção científica na qual está ausente a crítica social e econômica. Foi escrita com o intuito de propor a modernização tecnológica da Inglaterra.
16) O humanista renascentista Erasmo de Roterdam escreveu, junto com Francis Bacon, várias utopias para denunciar a insensatez, a loucura e os desmandos dos estados e governantes de sua época.