SOMATÓRIA
A matemática origina-se das necessidades que surgem de determinadas atividades práticas, tais como medir terrenos para reparti-los entre os membros de uma comunidade, avaliar distâncias entre lugares geográficos no exercício da navegação, quantificar bens econômicos para distribuí-los ou vendê-los. Pode-se afirmar que na sua origem a matemática é um conjunto de atividades práticas não constituídas por um sistema de conhecimento científico. Sobre o exposto, assinale o que for correto.
01) Foram os gregos que transformaram o conhecimento empírico da arte de contar e medir em ciência. Na obra de Euclides, que trata da geometria e da teoria dos números, encontra-se a matemática constituída num sistema científico.
02) Pitágoras de Samos considera que a arché de todos as coisas, princípios de onde deriva a harmonia da natureza, é feita à imagem da harmonia do número.
04) Os gregos deram uma grande contribuição para o avanço da ciência matemática quando introduziram o número cardinal zero como expressão da ausência de quantidade.
08) Na Academia de Platão, só eram aceitas a álgebra e a aritmética; a geometria era excluída, pois representava os objetos do mundo sensível.
16) A matemática na Grécia clássica concebeu o número da mesma maneira como é conceituado pela matemática moderna. Por essa razão, a matemática pode ser considerada uma ciência que nunca mudou, no decorrer da história, seus paradigmas.