SOMATÓRIA
A origem do saber científico confunde-se com a origem da Filosofia, que tem início com os pensadores pré-socráticos e pode ser caracterizada, sobretudo, pela busca da arché como o princípio que dá origem a todas as coisas. No entanto, a ciência como a conhecemos atualmente começa no final do Renascimento e início da Filosofia moderna com Galileu, entre outros. Sobre ciência, assinale o que for correto.
01) De acordo com a concepção do racionalismo, o conhecimento de ciência é racional, dedutivo e demonstrativo, caracterizando-se como necessário, universal e indubitável.
02) A ruptura epistemológica conduz a ciência a mudanças descontínuas e à adoção de novos métodos e de novas teorias e tecnologias, incorporando novos conhecimentos às teorias científicas já existentes.
04) Para Karl Popper (século XX), as mudanças científicas não se baseiam na confirmação das teorias científicas aceitas, mas na sua falseabilidade como critério de avaliação, provocando o surgimento de novas teorias válidas.
08) A concepção empirista de ciência é hipotético-dedutiva, uma vez que define o objeto e dele deduz propriedades, efeitos posteriores e previsões.
16) A concepção construtivista de ciência defende a tese de que todos os conhecimentos devem ser absolutos, com base na ideia de que, por intermédio deles, é possível conhecer os fenômenos e a estrutura da realidade.